terça-feira, 31 de março de 2009

Resumo Rapido e Direto sobre DPOC

DPOC
Definição:
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é o termo usado para descrever a obstrução lentamente progressiva das vias aéreas, geralmente associada ao tabagismo, que não é reversível e não é secundária a uma outra causa específica. Pacientes com DPOC tem graus variados de três processos patológicos, todos eles associados ao tabagismo: bronquite crônica, obstrução das pequenas vias aéreas e enfisema.

Epidemiologia:
A DPOC comum, afetando 16 milhões de norte americanos. Ela é a quarta causa mais comum de óbito nos Estados Unidos, e seu ônus econômico é enorme. Em mulheres a DPOC antigamente era incomum, porém a prevalência aumentou e ainda está se elevando devido às taxas de tabagismo elevada neste sexo.

Apresentação clínica e patogênese da DPOC:
• Bronquite Crônica:
A base anatômica da bronquite crônica são a hipertrofia e a hiperplasia das glândulas secretoras de muco, em geral presentes no epitélio das vias aéreas maiores. Estas células aumentam de tamanho e são mais encontradas nas vias aéreas menores dos fumantes do que em não fumantes. Esta expansão das células das células é acompanhada por inflamação neutrofílica.
• Doença das vias aéreas periféricas:
Na DPOC, o aumento mais marcante na resistência ao fluxo aéreo ocorre nas vias aéreas periféricas ou nos bronquíolos. Os fumantes apresentam musculatura bronquiolar aumentada, inflamação e fibrose que estreitam a luz das vias aéreas e espessam suas paredes.
• Enfisema:
O enfisema é definido como dilatação dos espaços aéreos distais as vias aéreas de condução, isto é, bronquíolos respiratórios e alvéolos, secundária à destruição das paredes desses espaços aéreos. Existem dois tipos importantes de enfisema: Centrolobular e Panacinar. O centrolobular envolve principalmente os bronquíolos respiratórios e tende a ocorrer nos lobos pulmonares superiores. O panacinar envolve toda a unidade pulmonar distal, danificando principalmente os lobos inferiores.

Diagnóstico:
O diagnóstico de DPOC é composto de anamnese (dispneia, a qual não ocorre até que o volume expiratório forçado seja 50% do normal), exame físico (freqüência cardíaca aumentada, sinais físicos relacionados com a hiperinsuflação e bulhas cardíacas frequentemente hipofonéticas) e espirometria (a qual é o padrão ouro e de fácil realização em nível ambulatorial). Os exames radiológicos são insensíveis para detectar DPOC, exceto nos casos avançados, onde é possível observar hiperinsuflação.

Tratamento:
A interrupção do hábito de fumar é o único tratamento que mostrou alterar o curso da DPOC. Os broncodilatadores inalados oferecem alívio sintomático da DPOC e devem ser prescritos para todos os pacientes que se beneficiarem. Os esteróides inalados reduzem a freqüência e a gravidade das exacerbações. O uso combinado com beta 2-agonistas produz um melhor controle dos sintomas sem efeitos colaterais aumentados quando comparados ao uso de corticóide isolado. Os pacientes com DPOC são beneficiados com a fisioterapia respiratória, sendo estes programas de reabilitação importantes, pois melhoram a tolerância ao exercício e a qualidade de vida destes pacientes